O Leitor do trem das 6h27 - Jean Paul Didierlaurent

O leitor do trem das 6h27
autor: Jean Paul Didierlaurent
Páginas: 176
Editora: Intrínseca 

Sinopse:
Operário discreto de uma usina que destrói encalhe de livros, Guylain Vignolles é um solteiro na casa dos trinta anos que leva uma vida monótona e solitária. Todos os dias, esse amante das palavras salva algumas páginas dos dentes de metal da ameaçadora máquina que opera.
A cada trajeto até o trabalho, ele lê no trem das 6h27 os trechos que escaparam do triturador na véspera. Um dia, Guylain encontra textos de um misterioso desconhecido que vão fazê-lo buscar cores diferentes para seu mundo e escrever uma nova história para sua vida.
Com delicadeza e comicidade, Didierlaurent revela um universo singular, pleno de amor e poesia, em que os personagens mais banais são seres extraordinários e a literatura remedeia a monotonia cotidiana.



Olá meus amores, túúúúro bom com vocês? Vocês repararam que o blog está sendo atualizado com mais frequência? Estou pondo, ou tentando pelo menos, meus livros e minhas resenhas em dia. Estou tentando encaixar os livros e resenhas na minha rotina de estudos também, fé no pai que vai ne? rs 





Comprei o livro “O leitor do trem das 6h27” na Black Friday passada no site da Saraiva, admito que comprei ele por motivos de estava uns 7 reais e porque eu estava tendo frete grátis. Olhei pra ele, li a sinopse e pensei...por que não? Afinal eram só 7 reais né? Quem não curte uma promoção assim rs? Admito que não dava nada por ele, o título era estranho e quando ele chegou vi que ele era bem fininho – o livro tem só 176 páginas, ai pensei "deve ser ruim". Sim gente, não me julguem mas eu julgo livro pela capa sim rs e o livro do Jean foi um tapa na cara rs.


O livro conta a história de Guylain, um operário de uma usina de desencalhe de livros. Pois é, isso mesmo que você está pensando. Nosso protagonista trabalha destruindo livros , todo dia chegavam caminhões cheios de livros para a empresa para qual Guylain trabalhava destruir. Algo doloroso né? Cada vez que tinha uma cena da destruição dos livros eu sentia um aperto igual Guylain. Aliás a narrativa é bem triste sabe? Eu ficava com muita pena dele, o livro não é ruim mas é tão triste...

"Precisei rapidamente me render à evidência de que as pessoas em geral só esperam uma coisa: que você ofereça a imagem daquilo que elas querem que você seja. E reprovavam especialmente a imagem que eu propunha a elas."

Todo dia após o processo de destruição da maquina, quando o nosso protagonista tinha que limpar todo o "estrago" que ela tinha causado,  Guylain as recolhia páginas que acabavam se soltando durante o processo, escondido claro, e cuidava para que pudesse ler depois. Era um ritual, todo dia nosso leitor pegava o trem das 6h27 para chegar ao trabalho, sentava no trem, abria sua bolsa e começava ler aquelas páginas soltas que no dia anterior salvara da destruição. As vezes começavam com um romance, depois começava uma receita.. para Guylain não importava o que estava escrito, o importante era ler. E curiosamente, ninguém do trem reclamava pelo jovem ler em voz alta alias muito pelo contrario todos os passageiros prestavam a atenção.

A historia vai tomando outros rumos quando Guylain encontra um pen drive dentro do trem, nele ha diversos relatos cotidianos de uma pessoa misteriosa. Algo naquelas páginas desperta um sentimento no jovem calado, que tinha uma rotina e hábitos que não mudava ha tempos. Algo fez com que Guylain quisesse encontrar o dono do pen drive. E vocês precisam MUITO ler esse livro, é uma leitura bem quentinha sabe? Que aquece o coração, que mostra valores de amizade e de fazer bem ao próximo. É um livro que mostra, ou melhor que so enfatiza mais ainda, o poder que a leitura e os livros em si tem. Não sei se é porque eu amo livros ou se é porque sou bibliotecária mas me senti muito bem lendo esse livro.

Não vou dizer pra vocês que eu não mudaria algumas coisas, porque sim mudaria. Penso que o autor poderia ter escrito mais, no final parece que ele corre com a historia sabe? Além do mais algumas partes ficaram sem explicação pra mim achei meio corrido nesse sentido. No mais é um livro que recomendo muito e talvez devesse existir mais livros assim, que mostrem o real poder da leitura. Espero que tenham gostado, vou deixar o link aqui do meu instagram se você não me segue corre la e se você já me segue deixe amor pra mim lá. Beijos e até a próxima









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo