Mitologia Nórdica - Neil Gaiman

Título: Mitologia Nórdica
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intríseca
Páginas: 288
Gênero: Mitologia, Literatura, Ficção

Ano: 2017


Sinopse

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos comoDeuses americanos Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.
Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.


Olá meus amores, túúro bom? O livro que eu trago para vocês hoje eu ganhei no meu aniversário de uma amiga muito querida, muito muito obrigada mesmo Mari. Foi minha primeira experiencia com livros do Neil Gaiman e eu gostei bastante, pretendo ler outros livros dele então por favor me indiquem aqui nos comentários ok?

A primeira coisa que eu tenho que falar é que essa edição está incrível, é aquele tipo de livro que a gente tem vontade de abraçar e por em destaque na estante! A capa, a diagramação está tudo perfeito ponto mais que positivo para a intrínseca que acertou em cheio nessa edição, alias eles produziram recentemente uma edição de luxo onde eles conseguiram deixar a capa mais bonita ainda! (se é que isso poderia ser possível rs)


– Loki – explicou. – Isso é obra de Loki.
– Como pode ter tanta certeza? […]
– Porque, sempre que alguma coisa estranha acontece, penso logo que é culpa de Loki. Poupa muito tempo.

No livro Mitologia Nórdica, o autor vai começar contando um pouco do contado dele com a mitologia nórdica, como começou a pesquisar e o que o levou a querer trazer isso para os leitores. Com isso, em quinze contos, um mais sensacional do que o outro, Gaiman vai contar sobre mitos da mitologia, dando um toque todo especial do autor e trazendo histórias que vão desde a criação do mundo até o Ragnarok, o destino final dos Deuses.

Personagens que estamos acostumados a ver em quadrinhos ou em filmes aqui ganham um toque no decorrer de contos que só Gaiman é capaz de dar. Personagens como Thor o Deus do trovão, Odin o pai de todos e por último e definitivamente não menos importante, Loki o Deus da trapaça. Todo eles aparecem em aventuras que a gente não tinha visto antes.


Os contos de uma certa forma se interligam dando uma sensação de continuidade, mas não é algo que atrapalha caso o leitor queira ler eles de forma individual. Resolvi falar da obra de uma forma geral porque os contos não são longos e me atentar a cada um separadamente na resenha poderia acabar soltando spoliers, mas no livro veremos contos como: "Os filhhos de Loki", "O casamento incomum de Freya" entre outros.

Além dos contos, no final do livro encontra se um glossário muito útil e o qual eu olhei várias vezes onde nele se encontra os nomes dos Deuses, Heróis e gingantes. Achei muito interessante essa parte porque traz a "definição" de cada um deles.

É importante frisar que o livro não é para ser usado para estudos mais detalhados e profundos do assunto. Na realidade temos que pensar no livro de Gaiman como uma porta para os nove reinos, seus povos e cultura. No mais eu recomendo muito a leitura do livro, é uma leitura incrivelmente mágica e que me deixou com mais vontade de ler e conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Espero muito que vocês tenham gostado do livro e da resenha, me conta aqui se já leram ele ou se ficaram com vontade de ler? Beijos e até a próxima.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo