Jussara Souza - Autora Parceira













Ola amores, túúúúro bom? Hoje vai começar uma série de posts diferentes aqui no blog e também lá no instagram, toda semana eu vou trazer para vocês um post sobre uma parceira minha. Pensando nisso, foi feito uma série de entrevista com cada uma delas. Aliás agradeço desde já por isso, por cada uma ter topado essa ideia logo de cara e claro pela disponibilidade de cada uma para responder. De verdade muito, muito obrigada! A ideia é apresentar um pouco sobre cada uma, apresentar um pouco mais do trabalho delas e das curiosidades sobre cada uma por que não né?

A primeira entrevistada é a autora Jussara Souza, a Ju (porque não basta ser parceira tem que ter intimidade com as autoras também rsrs) foi a minha primeira parceira no Instagram gente!!! Ela foi a primeira autora que acreditou não só no meu "trabalho", embora eu não goste de chamar meu ig de trabalho rs, como no meu amor pela leitura. Ela é uma pessoa iluminada, sabe aquela pessoa que você tem uma vontade louca de dar um abraço?? Pois é, essa é a Jussara. Ela emana tanta energia boa gente, tanto que se você acompanha ela nos stories você sente a paz que ela transmite, sério! Tô te falando rs. Bom e nada mais justo que eu começar essa série de entrevistas com ela! 



Jussara Souza - Formada em Administração e pós-graduada em Controladoria Financeira, descobriu-se escritora aos 39 anos de idade. Diz que já era uma escritora, apenas seu propósito de vida estava adormecido. Desde de criança costumava criar histórias nos cadernos e adorava os livros.

Lia de tudo; suspense, bibliografias, romances, bula de remédio, revistas, jornais e, quando não tinha nada para ler, lia a Bíblia e as enciclopédias da estante da casa onde morava com os pais, no interior de Minas Gerais

Seu primeiro livro, Os Opostos se Distraem é um relato divertido dessa sua fase de transição. Da tentativa de salvar o casamento, encontrou sentido para a vida com a ajuda de técnicas milenares de bem estar. E, o mais importante, despertou seu propósito de vida adormecido, a escrita.


Vamos as perguntas



Quando começou o seu hábito pela leitura? Teve algum livro especial para esse começo?

Desde de muito pequena. Dois momentos são bem nítidos na minha memória. O primeiro, acompanhando a minha mãe no trabalho (ela era merendeira em uma escola pública). Assim que chegávamos, corria para biblioteca, e só saia de lá quando íamos embora. E o segundo, pegando escondido os livros da minha irmã. Ela lia de tudo, mas me vem a lembrança os livros do Sidney Sheldon. 

Como foi que surgiu o amor pela escrita?

Aos quase 40 anos, na minha descoberta de propósito de vida. Eu costumava ler muito, principalmente romances. Por vezes, pensava: "Acho que posso fazer isso." Mas caia no esquecimento. Em um período de muito trabalho, deixei o hábito da leitura de lado. Porém, quando entrei no processo profundo de autoconhecimento, os livros foram fontes de cura. Foi então que aqueles pensamentos "Eu posso fazer isso" e "Eu gosto de fazer isso" retornaram. Por fim, do pensamento à decisão: "Vou me tornar escritora".

Qual foi o primeiro livro que você escreveu? E o que te inspirou a escrever?

O primeiro foi "Os Opostos se Distraem". É um livro divertido, no qual relato meu processo de transformação pessoal e profissional, e como tudo isso impactou no relacionamento.  O coadjuvante da história é o meu marido, apelidado carinhosamente de Multitarefeiro. A inspiração veio de observar as pessoas com os mesmos sintomas de insatisfação, que eram transferidos para a vida pessoal. Foi então que decidi escrever compartilhando como consegui sair dessa fase "ruim" da minha vida, e de quebra descobri o meu propósito.



Você acha que a sua escrita mudou do primeiro livro para o mais atual?

Com certeza. Já dizia o ditado: " A experiência vem com a prática." Um dos livros que recomendo, para quem está buscando focar no seu propósito, é "A Única Coisa", dos autores Gary Keller e Jay Papasan. Neste livro, eles relatam um estudo feito em 1993 que comprovou que para se chegar a maestria em qualquer atividade são necessários 10.000 horas de treinamento. Isso significa, aproxidamente, 10 anos, divididos em 4 horas por dia focado na sua "Única Coisa". Stephen King não se tornou um escritor de sucesso ficando de pernas para o ar. Escrever vai além da inspiração. É preciso prática, disciplina, como tudo na vida. 

Como você se prepara para começar a escrever um novo livro?

O primeiro não houve nenhum preparo, fui escrevendo. Acredito que o reescrevi, mudei os capítulos de posição umas 10 mil vezes. Descubra seu Propósito foi diferente, já vinha estudando a respeito da escrita e como faziam outros autores. De início não adianta ficar inventando; é copiar o que tem dado certo. Montei a estrutura dos capítulos, organizei os temas, programei quantidade de palavras para escrever por dia, etc. Também tive ajuda de uma Coach, que contratei porque estava perdendo o foco. Desta forma, foi muito mais fácil. É preciso se organizar. 

Como é sua experiência com parcerias literárias?

É muito gratificante. Recebi e ainda recebo muito apoio e carinho. Sinto uma conexão muito forte com algumas parcerias. Um sentimento de amizade à distância. Tenho uma gratidão imensa por todos os os meus parceiros literários. 

O que os seus leitores podem esperar da Jussara para o ano de 2019?

Neste primeiro semestre estou focada no lançamento de "Descubra seu Propósito" pela Editora Vozes. Uma grande conquista! Também quero atuar mais no Instagram, compartilhando experiências que me ajudaram a descobrir meu propósito e a vivê-lo. E claro, projetos para um novo livro. 

Esse ano tem a Bienal do Rio de Janeiro, você pretende ir?

Estaremos lá. Eu e "Descubra seu Propósito", juntamente com a Editora Vozes. 
Defina Jussara em três palavras.
Confiante, Determinada, Sonhadora. 

E por fim, mas não menos importante poderia deixar uma mensagem para os seus leitores?

Não tenha medo de descobrir o seu propósito de vida. Siga sua intuição. 

Muito obrigada pelas respostas Jussara e por nos contar um pouco mais sobre você, tenho certeza que estamos todos ansiosos para a Bienal e para ter o livro "Descubra seu Propósito" em mãos. Já quero o meu com dedicatória hein rs?

Se você ainda não conhece a Jussara Souza é só acessar o site dela jussarasouza.com.br lá tem todas as informações da autora mas você ainda pode seguir ela no instagram @jussarasouzaoficial e interagir com ela lá. Além de claro também ficar por dentro dos próximos lançamentos.

Espero que tenham gostado, até a próxima beijos.



Um comentário

  1. Estou amando essa ideia.Às vezes, também realizo um projeto de entrevista com os autores parceiros. E é ótimo conhecer mais sobre o trabalho e um pouquinho mais sobre as autoras e curiosidades também, aqui no seu blog. Parabéns! Gostei muito.

    ResponderExcluir

Topo